Diferença entre piso vinílico e laminado
Piso vinílico ou piso laminado? Esteticamente parece ser o mesmo piso, porém as diferenças entre piso vinílico e piso laminado vão desde a composição até a sua utilização no dia a dia.
Por ser uma dúvida muito comum das pessoas que nos procuram, decidimos escrever esse texto para ajudar você a tomar a decisão certa na hora de escolher entre piso vinílico e piso laminado.
Composição do piso vinílico e piso laminado
Piso vinílico – piso composto de PVC, minerais e aditivos, que pode vir em mantas, em placas ou réguas.
Piso laminado – composto por camadas de materiais derivados da madeira, como aglomerado e painel de madeira de alta densidade (HDF). A camada superior recebe uma estampa decorativa, impregnada com resina.
Piso laminado e piso vinílico fazem barulho?
Mais uma diferença entre piso vinílico e piso laminado, por ser um material flexível o piso vinílico tem uma absorção de ruídos maior que o piso laminado. Já o laminado é um material rígido, ao caminhar faz um barulho estilo “toc-toc”.
Para aliviar o ruído que faz ao caminhar sob o piso laminado, pode-se instalar uma manta acústica embaixo do laminado. Dessa forma os vizinhos também se beneficiarão com a diminuição do ruído.
Como limpar o piso vinílico e o piso laminado?
Por ser um piso derivado da madeira, o piso laminado não pode ter contato com a água salvo alguns tipos que têm resistência à água. O piso laminado requer alguns produtos específicos para manter sua boa aparência.
O piso vinílico pode ser lavado com água e detergente neutro, mas não é indicado deixar o piso submerso na água por muito tempo. Isto pode fazer com que alguma régua descole, se for clicado passe apenas um pano úmido.
Qual o melhor piso para pet, laminado ou vinílico?
O piso laminado é liso e escorregadio e isso faz com que os pets deslizem, além do que este piso não pode receber água. Em caso do animal fazer xixi pode vir a manchar o piso ou até apodrecer. Há também a possibilidade de ser arranhado pelo pet e acumular pêlos ou dejetos entre as juntas, principalmente quando não há manutenção regular e correta.
Já o piso vinílico têm maior resistência química, é hipoalergênico, o material é mais confortável para as patinhas dos pets, é antiderrapante e pode ser usado água na limpeza.
Quais os formatos dos pisos vinílicos e laminados?
Os pisos vinílicos estão disponíveis em réguas, mantas e placas. Sua espessura varia de 0,7mm a 5mm. Já o piso laminado é mais comum encontrar somente em régua e sua espessura varia de 7 a 9mm.
Como colocar piso vinílico?
- Limpe a superfície e verifique o nível do piso
- Ache o centro do ambiente
- Faça a aplicação da cola
- Comece a instalar o piso vinílico
- Finalize com a limpeza
Para instalar o piso vinílico, o piso que irá receber ele precisa estar nivelado e não pode ter umidade. Este piso não pode ser instalado sob o piso de taco.
Como colocar piso laminado?
- Limpe a superfície e verifique o nível do piso
- Faça a medição do espaço e escolha a paginação
- Realize o corte dos batentes das portas
- Cubra a superfície do ambiente com a manta
- Distribua os pisos laminados e faça a amarração
- Finalize com a limpeza
Para instalar o piso laminado, o piso que irá receber ele não pode ter desníveis acima de 3mm e nem umidade.
O que eles têm em comum? Em quais ambientes utilizar estes pisos?
Após tantas diferenças apresentadas você deve estar se perguntando, como dois produtos tão parecidos esteticamente podem ser tão diferentes?
Na realidade estes também se parecem quando falamos sobre trazer um bom conforto térmico, eles não são influenciados pela temperatura ambiente. Os dois produtos têm uma longa durabilidade e são de fácil instalação e manutenção.
Onde instalar o piso laminado?
A instalação de pisos laminados é indicada para áreas residenciais de média circulação, como: quartos, salas, corredores e halls, além de áreas comerciais de médio tráfego.
Onde instalar o piso vinílico?
Já os vinílicos, por terem uma variedade maior de formatos e resistência, são indicados para áreas residenciais, comerciais, corporativas e até industriais.